Vista aérea da floresta

Semeando florestas em terras indígenas

Cursos de reflorestamento e SAF 
Guias, cartilhas e publicações  

 

O Parlaíndio Brasil, Parlamento Indígena do Brasil, no âmbito de sua missão institucional, articulou uma parceria entre a Associação Metareilá, o Instituto Raoni e a Embrapa Florestas com o objetivo de difundir práticas sustentáveis para a coleta de sementes, produção de mudas e restauração das formações florestais nativas.

Dentre os produtos dessa parceria, destaca-se um curso de Coleta de Sementes e Reflorestamento em Áreas Indígenas, na modalidade EAD, que será ofertado por meio dos sites da Associação Metareilá Paiter Suruí, do Instituto Raoni, da Rede de Sementes do Xingu, do Parlaíndio Brasil e da Embrapa visando atender a todos os povos indígenas interessados em promover o reflorestamento em suas áreas.

A Embrapa Florestas participará nas etapas de conteúdo técnico-científico, produção, e edição de curso EAD e material didádito em PDF. O parceiro por sua vez, irá trabalhar conjuntamente na adaptação do conteúdo para o léxico indígena, assim como assitir o público alvo presencialmente através do conteúdo produzido.

 

Cursos de reflorestamento e SAF 

Riacho

Semeando Florestas em Terras Indígenas

Parceria ParlaÍndio e Embrapa | Florestas

Boas práticas na coleta de sementes florestais, no estabelecimento de viveiros e na produção de mudas florestais, no reflorestamento através de sementes ou mudas florestais e na comercialização de produtos da agrofloresta.

Semeadura Direta para Recomposição da Vegetação Nativa

Semeadura Direta para Recomposição da Vegetação Nativa

Iniciativa: Embrapa | Florestas

Aprenda a coletar, beneficiar e armazenar sementes nativas e a preparar o solo, semear, monitorar a área e os custos para tomar decisões de manutenção e manejo.

Curso EAD sobre comercialização de produtos agroflorestais.png

Comercialização de Produtos da Agrofloresta

O objetivo com este curso introdutório é apoiar os produtores (as) agroflorestais a pensarem em estratégias e arranjos de comercialização de forma a facilitar o acesso destes produtos a mercados consumidores.