Assembleias

Terceira Assembleia do  ParlaÍndio Brasil

Segunda Assembleia do  ParlaÍndio Brasil


A segunda assembleia virtual do Parlamento Indígena do Brasil, aconteceu no dia 30 de julho de 2021. Composto por mais de 30 lideranças indígenas tradicionais, o Parlaíndio vem lutando, diariamente, pela proteção de direitos originários e constitucionais dos povos indígenas que o governo insiste em ignorar.

Lideranças Indígenas Tradicionais Lançam o ParlaÍndio Brasil

 

Importantes lideranças indígenas do país acabaram de lançar o ParlaÍndio Brasil, um parlamento indígena que tem como missão dar voz e visibilidade política às lideranças tradicionais e representativas dos 305 povos originários do Brasil. O presidente de honra do ParlaÍndio é o Cacique Raoni Metuktire, líder indígena brasileiro da etnia Kayapó Mebengokrê, conhecido em todo o mundo por sua luta pela preservação da Amazônia e dos povos indígenas. Em 2020, Raoni teve a candidatura apresentada ao comitê organizador do Prêmio Nobel da Paz. O coordenador executivo do Parlaíndio é o cacique Almir Narayamoga Suruí, principal liderança do povo Paiter Suruí de Rondônia e também reconhecido internacionalmente por suas ações e projetos de sustentabilidade em terras indígenas.

Encontro de Lideranças de Piaraçu em  Mato Grosso

Em janeiro 2020, mais de 600 lideranças indígenas de todo o Brasil atenderam ao convite do Cacique RAONI e participaram de uma grande Assembléia na Aldeia Piaraçu em Mato Grosso. Nesse encontro foi discutido e redigido o “Manifesto de Piaraçu” denunciando as medidas anti-indígenas e predatórias ao meio-ambiente editadas pelo governo Bolsonaro!

Produção: Toni Lotar 
Direção: Todd Southgate