top of page
Narubia Karajá.jpg

Candidato: Deputado Federal

Estado: Tocantins

Partido:  PDT

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone

Narubia Karajá

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone

Werreria, é estudante de Direito na Universidade Federal do Tocantins, acredita que os brasileiros devem conhecer seus direitos e não ter medo de lutar por eles.

Em 2014, depois que 8 jovens Iny - incluindo sua própria prima - se suicidaram, Werreria iniciou uma campanha contra a crescente crise.[9] Ela escreveu uma petição chamada “Presidente do Brasil, Dilma Rousseff: Salvem os jovens Iny (Karajá e Javaé) do suicídio.” Além disso, para lidar com a questão do suicídio, ela desenvolveu um projeto junto a uma equipe multidisciplinar universitária para pesquisar sobre saúde mental entre os Iny.

No 2015, Werreria criticou os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI) por não incluir a maioria das etnias brasileiras, e por fazer privado o evento com dinheiro público. Ela acusou a cidade de Palmas de usar os jogos em benefício do prefeito e da própria cidade sem fazer nada pelos povos indígenas. Ela então pediu a criação de uma Comissão parlamentar de inquérito (CPI) para resolver essas preocupações. Durante os jogos, ela participou de protestos contra PEC 215, que demarcaria Terras Indígenas e Áreas Quilombolas, e denunciou a destruição de terras brasileiras pelo agronegócio.

 

Werreria também tem uma carreira artística; no campo das artes plásticas, ela pinta quadros em tinta acrílica e desenha. Ela utiliza a "beleza de formas intuitivas e geométricas que são padrões encontrados no universo e na natureza".

Narubia Karajá é presidente do Instituto Indígena do Tocantins,  Liderança Tradicional Fundadora do Parlamento Indígena do Brasil  e é  candidata pelo Partido Democrático Trabalhista – PDT  do Tocantins.

bottom of page